Hoje vamos ficar a saber como é que o Bruno procedeu à remodelação de um armário embutido.
Este era o aspeto inicial do armário:
Antes de mais, o Bruno adquiriu o material necessário para executar a tarefa de remodelação:
- Massa de reparação
- pedaços grossos de madeira
- 4 tábuas de madeira
- verniz cor de carvalho
- tinta de interiores lavável castanha
- ferro de aço inoxidável cilíndrico.
Embora não seja visível nas fotos, as paredes laterais do móvel encontravam-se em muito mau estado,tendo sido necessário proceder à sua reparação, através da colocação de uma massa específica para o efeito.
O Bruno optou por madeira maciça e natural, mas essa é uma opção que pode variar de pessoa para pessoa. Neste caso, a sua opção deveu-se ao facto de esta ser mais resistente e duradoura.
Começou, então, por cortar, lixar e aparafusar a madeira que servirá de suporte ás prateleiras.
Posteriormente realizou os cortes necessários para que as prateleiras encaixassem perfeitamente no espaço em questão e lixou todas as prateleiras de modo a que ficassem uniformes. Desta forma, evita-se que estas possam vir a lascar e criam-se um aspeto e textura suaves.
De seguida, envernizou as prateleiras de forma uniforme. O Bruno escolheu o tom de carvalho para que este ficasse em consonância com a cor da estrutura exterior do móvel, mas é possível optar por outras cores, conforme o gosto de cada um.
É importante que se note que eu também dei uma mãozinha nesta remodelação, uma vez que se tratavam de tarefas menos pesadas do que as que o Bruno normalmente costuma realizar. O que implica que esta remodelação pode ser realizada quase na íntegra por uma mulher e é muito bom termos alguma autonomia nestas tarefas de bricolage.
As prateleiras foram todas colocadas, uma vez mais, no armário para confirmar a sua correta colocação. É importante referir que um móvel nem sempre tem as medidas certinhas como seria desejável, por isso cada prateleira tem a sua medida e encaixa apenas num determinado local.
Voltámos a retirar as prateleiras e procedemos à pintura do armário. A cor escolhida foi o castanho chocolate. Mais uma vez, a cor depende do gosto de cada um.
Não se esqueçam de colocar a fita adesiva em volta da estrutura a pintar, para evitar pintar o que não querem. Para pintar o interior de um móvel como este, convém utilizar uma trincha de menores dimensões que as normais para que esta passe mais facilmente em áreas pequenas.
E voilá!
Depois da tinta estar seca, foi só colocar as prateleiras no local correto e aparafusar. Para finalizar, o Bruno aparafusou os suportes e colocou o ferro que irá sustentar as cruzetas onde se irá pendurar a roupa.
E este foi o resultado final!
Ficou bem diferente!
Tem mais qualidade, é mais resistente e prático e ficou esteticamente muito mais bonito.