segunda-feira, 30 de março de 2015

 

A TRANSFORMAÇÃO

Por onde devemos começar, então, quando projetamos renovar a casa de banho?



Convém começar a arrancar tudo. Banheira, lavatório, sanita, suportes de toalhas, etc


Podem optar por tirar os azulejos antigos ou mantê-los, desde que, posteriormente, utilizem uma massa específica para esse efeito.


Após ficar com a divisão totalmente vazia, é importante projetar os esgotos e canalização e abrir os roços para o efeito.



O Bruno optou por anular a canalização anterior e colocar a atual junto ao chão. Posteriormente, em caso de necessidade, não terá de andar a esburacar à procura da canalização.
Relativamente aos esgotos, o Bruno optou por colocá-los por baixo do piso, mesmo encostado a este, sendo, posteriormente tapado com um forro em pvc a imitar madeira, que constituirá o teto do piso inferior.
Para finalizar, o Bruno colocou todos os tubos, tendo, posteriormente, acimentado.




Depois começou a idealizar a banheira.

Optou por uma banheira de canto, no entanto, não quiz colocar a estrutura tradicional, tendo construído ele próprio toda a estrutura.




Na próxima publicação saberemos como finalizou o seu trabalho, dando lugar a este espaço maravilhoso.




domingo, 22 de março de 2015



CRIAR COM ORIGINALIDADE




Nas proximas publicações vamos saber como o Bruno Quitério transformou esta casa de banho...









Num pequeno paraíso...




sábado, 21 de março de 2015

SOLUCIONAR PROBLEMAS COM CRIATIVIDADE

 
 
 

 
 
Como verificaram nas fotos anteriores, para que os tubos tivessem a inclinação desejada foi necessário que os primeiros tubos ficassem acima do nivel do solo.
 
Claro está, que esta situação facilmente se resolveria acimentando à volta e colocando as caixas de x em x metros. No entanto, esteticamente o resultado seria horrível. O Bruno resolveu, por isso, resolver este problema estético com criatividade e o resultado final foi o que poderão verificar nas fotos.
 
Esta obra, no geral, foi realizada por etapas:
 
- Deteção do problema. Para tal, foi necessário efetuar uma série de buracos, tentar desentupir com uma guia de desentupimento e retirar o material não escoado. Demorou imenso tempo, pois não havias caixas de limepza suficientes e os tubos não se encontravam em boas condições.
 
- Resolução do problema de escoamento - Para tal, todo o esgoto foi refeito até ao saneamento, tendo sido necessário abrir grandes valas e buracos para que os tubos podessem passar. Foram colocadas as caixas de limpeza e, posteriormente, foi tudo tapado.
 
- Para finalizar foi realizado o canteiro para tapar os tubos que ficaram acima do solo.
 
 
Quando forem fazer o esgoto de vossas casas nunca se esqueçam de algums aspetos muito importantes:
- que os tubos tenham inclinação suficiente para realizar o escoamento até ao saneamento
- que haja caixas de limpeza suficientes para que possam facilmente detetar e resolver problemas de entupimento que possam surgir
- que os tubos sejam de qualidade, pois pretende-se que durem "uma vida"
 
O facto é que com BRUNO QUITÉRIO, um problema literalmente de m****, deu origem a um belo canteiro de flores, com acabamentos perfeitos, realizados com muita paciência e persistência.
 
Não foi feito do dia para a noite, mas o resultado está à vista.
 
 






 
 


sábado, 14 de março de 2015

DETEÇÃO DO PROBLEMA

 

 
 
As fotografias que observámos na publicação anterior dizem respeito a um problema existente no esgoto de uma moradia.
 
 A falta de desnível dos tubos originou a estagnação das águas e dejetos, o que, por sua vez, gerou refluxo nalgumas zonas de passagem dos tubos e entupimento das sanitas.
 
Um problema desta ordem pode acontecer a qualquer um de nós e nem sempre temos um canalizador disponível de imediato. Devemos, portanto proceder à inutlização do esgoto, utilizando alternativas, (os velhos bacios de guerra ou ir bater à porta dos pais ou dos sogros caso estes residam nas proximidades). Claro que pode sempre continuar a utilizar a sanita, mas deve fazê-lo com a consciência de que estará, certamente, a agravar o problema.
 
O primeiro passo é verificar a causa e a fonte do problema, o que, por norma, implica abrir todas as caixas de presença e utilizar uma guia de desentupimento para tentar desobstruir a canalização. Se conseguir encontrar e resolver o problema desta forma, ótimo. Não gastou dinheiro nenhum e já pode começar a utilizar as sanitas novamente. Caso contrário, o problema pode ser mais grave, sendo necessário chamar um canalizador.
 
No caso destas imagens, o problema era efetivamente o entupimento, mas a falta de desnível impediu que este se resolvesse facilmente. Foi, por isso, necessário desativar toda a estrutura de esgotos existente e fazer uma nova.  E assim foi:
 
Inicialmente, o Bruno Quitério andou a esburacar o chão para encontrar a canalização a desativar, para limpar tudo e retirar os tubos antigos.
 
Posteriormente, andou, juntamente com o canalizador, Sr. Paulo, a estruturar a nova ligação e a abrir buracos para a mesma. Este processo foi moroso, uma vez que, para quem trabalha o tempo é sempre pouco, mas umas semanas depois já estavam a colocar as tubagens, deixando o esgoto a funcionar.
 
É importante ter sempre em conta o desnível para que os materiais escoem com facilidade até ao saneamento.
 
Faltava então tapar e acimentar os grandes buracos.
 
 
Mas quem conhece o Bruno Quitério, sabe bem que as coisas não ficariam por aí...
 
 
 



sexta-feira, 13 de março de 2015

Comece a mudar a sua vida...

Cá está o novo espaço que o irá ajudar a mudar a sua casa e a sua vida...

 
Neste espaço terá oportunidade de acompanhar os trabalhados de Bruno Quitério. Iremos colocá-lo a par daquilo que ja fez e do que vai fazendo lá por casa.
 
Referimo-nos a remodelações e pequenas obras, às dificuldades que se apresentam pelo caminho, aos melhores produtos e materiais a utilizar em determinadas situações .
 
Através deste blogue poderá tirar ideias para as obras que precisa de fazer em sua casa e poderá poupar imenso dinheiro fazendo voçê tudo o que puder com qualidade e criatividade. A seu tempo a sua casa terá o seu suor e respirará cada traço do seu ser.
 
Imagine quando gosta imenso de um material mas não o pode comprar por ser demasiado caro. Pois bem! O dinheiro que poupará na mão de obra poderá ser canalizado para comprar aquilo que realmente gosta. Poderá entrar em casa e sentir-se no melhor espaço do mundo.
 
E quem é o Bruno Quitério, perguntam voçês?
 
Pois bem.
 
É um homem perfecionista e minucioso, que gosta de ocupar o seu tempo livre a construir, a melhorar um espaço, a dar vida às coisas. O seu conhecimento nesta área advém da prática. O aprender fazendo... o que ele faz, qualquer um pode fazer, desde que esteja empenhado, seja cuidadoso e tenha gosto pelo que está a fazer. E não pensem que ele tem mais tempo para dispender do que tem o comum dos mortais, pois o facto é que ele se encontra a tirar uma licenciatura da parte da manhã e a trabalhar da parte da tarde, tendo pouquíssimo tempo para fazer aquilo que mais gosta. Por isso... se ele consegue, voçês também conseguirão!
 
Á medida que vai construindo mais coisas, vai aprendendo e aperfeiçoando as suas técnicas. Através deste blogue ele irá mostrar alguns dos seus trabalhos, estando disponível para dar dicas e responder a dúvidas que possam ter.
 
Nas próximas publicações, saberemos, passo a passo, como foi resolvido este problema de canalização e qual foi o resultado final.